Boa Noite Pilotos.
A dica de hoje é em minha opinião a mais importantes para se dar bem em uma prova. Mais importante que conseguir ultrapassar é evitar que os outros pilotos te ultrapassem. Saber se defender em uma prova, é mais importante que saber atacar!!
Para começar, aviso que defender o traçado é igual a piorar tempo por volta. Quando você está fazendo um traçado defensivo, não está fazendo o traçado mais rápido (assistindo provas de Formula 1 podemos notar isso facilmente, o piloto que está se defendendo é significativamente mais lento que antes de estar sendo atacado). Só em situações muito particulares é que é sensato fazer traçado defensivo. Se for necessário se defender de quem vem de atrás, com certeza quem está na sua frente vai se distanciar mais e mais.
Conclusão e moral da história: A melhor forma de se defender é sendo mais rápido do que quem vem atrás. Para isso é preciso fazer o melhor traçado possível fixando a atenção nas curvas que estão à frente e não no piloto que vem atrás.
Assumindo afinal que é mesmo preciso fazer uma condução defensiva porque faltam só uma ou duas voltas e o que vem atrás está passando por cima de você e quem está à frente já nem se vê mais, o que é preciso fazer ???
Antes de uma curva simples à direita:
Faça a reta antecedente praticamente colado a direita. Deixe menos de 1 kart de largura entre o seu kart e a beira direita da pista. Assim, o seu adversário vai ser obrigado a ir pela esquerda e tem que tentar passar pelo lado de fora da curva. Desta forma ele nunca te vai surpreender, ganhando posição por dentro ao travar mais tarde do que você! Ao ir por fora e sem poder vir ao vértice da curva, o outro vai ter sérias dificuldades em manter uma boa velocidade, voltando para trás de você.
Antes de uma curva á direita e contra curva:
Aqui vai ser mais difícil de explicar... Já comentamos em postes anteriores que em uma série de curvas, a mais importante é a ultima, pois nela que você vai se preparar para sair o mais forte possível para a próxima reta.
Para conduzir defensivamente numa situação destas, você tem que fazer com que o seu kart esteja do lado de dentro da última curva. Para isso, se você tem pela frente uma direita com contra curva, o melhor é ficar do lado esquerdo da reta, ter cuidado ao fechar a porta e ter a certeza de que vai estar do lado de dentro da contra curva ainda à frente ou a par do seu adversário. Se você for bem sucedido na manobra, ele será obrigado a voltar para trás de você. Caso algo não saia bem como você planejou, ou ele já te ultrapassou, ou teremos uma bandeira amarela na pista, pois vocês vão bater. Por isso, é muito importante tomar muito cuidado nesta manobra.
Abaixo vídeo ilustrando o que vimos nesta dica.
Com essas dicas, com certeza você será um piloto muito mais competitivo em pista.
Até a próxima......
Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil