29 de jan. de 2013

Da F1 para o Kart


A Tony Kart fez, nos dias 23 e 24 de janeiro, seu primeiro teste da temporada no circuito de Lonato, em Garda, na Itália. Dois dias de trabalho que reuniram os pilotos da fábrica para esta temporada e um reforço de respeito. Aos 44 anos de idade, Michael Schumacher deixou a F-1 no final de 2012, mas não abandonou as pistas. Completou cerca de 200 voltas em Lonato com um KZ (kart com marcha) e, segundo a imprensa europeia, com tempos bastante competitivos.

Daí os rumores de que o piloto alemão pode ser mais do que um test-driver de luxo da Tony Kart neste ano. Há quem diga que ele deve integrar a linha de frente da equipe italiana em algumas competições.

No comunicado em que anunciou seus planos para 2013, a Tony Kart não citou o nome de Michael Schumacher. “Oficialmente” o esquadrão verde terá quatro nomes nas competições de karts com marcha. O bicampeão do mundo Marco Ardigó segue como líder do time e terá ao seu lado o belga Rick Dreezen, além dos (também) italianos Mirko Torsellini e Flavio Camponeschi, campeão do mundo pela KF no ano passado, que “sobe” para os karts com marcha.

Quatro também serão os pilotos da Tony Kart na KF. Destaque para a contratação do polonês Karol Basz, ex-Birel, que é a grande aposta da equipe para este ano. Logan Sargeant, dos Estados Unidos, Takashi Kasai do Japão e Andy Chang, representante de Macau na equipe. O alemão Mick Betsch completa o time oficial Tony Kart participando das competições juniores.

É com essa formação que a Tony Kart vai para as principais competições mundiais. A fábrica confirmou que disputa: os mundiais de KF, KF Júnior e KZ da CIK-FIA, o Campeonato Europeu de Kart, o Troféu Ásia-Pacífico, o Skusa Super Nationals dos Estados Unidos e as séries Euro, Master e Final Cup do WSK. Além da Winter Cup, marcada para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Fonte: AllKart
Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil

Amador - Desafio das Estrelas Clássicas de Verão 2013 foi realizado debaixo de chuva na KGV


O Desafio das Estrelas Clássicas de Verão 2013, organizado por Rogério Brandão realizado no dia 12/01/2013 o Kartódromo da Granja Viana em Cotia - SP, foi a prova de que, para os verdadeiros amantes do kart não existe tempo ruim (literalmente). Faça chuva ou faça sol, lá estão os pilotos apaixonados na pista. O Kart Amador SP / Planet Kart também esteve presente cobrindo o primeiro evento do ano para deixar você atualizado com tudo o que está acontecendo no kartismo amador em São Paulo.

Durante todo o dia a chuva persistiu em cair, deixando a pista completamente molhada e com poças em alguns pontos, aumentando ainda mais o desafio para todos os vinte pilotos. Mas o tempo não foi um empecilho para a torcida, por toda a extensão do deck podia-se observar os familiares e amigos torcendo por seus pilotos.

Na primeira bateria, mesmo com a pista molhada Alex Grigoletto, que estava em primeiro lugar, chegou a fazer a volta em um minuto e quatro segundos mas acabou rodando na volta quatro e caiu para terceira posição. Acompanhamos também Jean Quadros e Octaviano Guarnieri disputando posição na volta oito, mas ao fim desta bateria, Octaviano levou a melhor e chegou em décimo segundo lugar e Jean chegou em décimo sexto.

Enquanto isso, Alex Grigoletto continuava persistente para retomar as posições que foram perdidas, indo pra cima de Fábio Nakiri que estava em segundo lugar. Na volta treze, Maurício Pereira, que estava em primeiro lugar, estava aproximadamente dois segundos na frente do segundo colocado, Alex Grigoletto. Todos os demais pilotos continuavam a disputar por posições e procurar manter o máximo de controle sobre o kart e permanecer na pista rodando o mínimo possível.

André Pedrotti também conseguiu fazer um excelente tempo na volta quinze, concluindo a volta em um minuto e cinco segundos. E a primeira bateria foi vencida por Mauricio Pereira seguido de Alex Grigoletto. Quando a segunda bateria iniciou-se a chuva continuava a cair. Alex Grigoletto e Maurício Pereira largaram lado a lado novamente. Diego Moreno acabou rodando após realizar uma ultrapassagem na curva um, perdendo algumas posições. Na volta dois Alex Grigoletto fez o tempo de um minuto e quatro segundo, um segundo mais rápido que o segundo colocado, Maurício Pereira.

Fabio Nakiri, na volta cinco acelerava pra cima de André Pedrotti, brigando pela terceira posição, fazendo a volta no mesmo tempo do primeiro colocado e com boa distância do quinto colocado, Diego Moreno. Murilo Okamoto na volta nove acabou indo parar na grama, mas rapidamente retomou a corrida e permaneceu em mesma posição, cruzando a linha de chegada em décimo quinto lugar. Dessa vez, Alex Grigoletto conseguiu se manter na ponta, vencendo a prova, seguido de Maurício Pereira, invertendo o resultado da primeira bateria.

Ao fim das duas baterias, Alex Grigoletto se sagrou campeão do Desafio das Estrelas Clássicas 2013, levando pra casa a importância de R$ 500,00, além de uma bolsa, 10 copos, um Pilotoon e vários outros brindes oferecidos por Carlão Gorski.

Uma particularidade que chamou a atenção foi que todos os pilotos receberam prêmios, desde o primeiro colocado até o último que recebeu uma medalha de participação e o último colocado recebeu também o troféu "Come Poeira" que veio acompanhado de uma lanterninha, oferecido pela Stock Kart.

As imagens já estão disponíveis. VEJA AQUI



Confira a classificação completa

1º - Alex Grigoletto
2º - Maurício Pereira
3º - Fabio Nakiri
4º - André Pedrotti
5º - Diogo Moreno
6º - Marcelo Tutiya
7º - Thiago Lopes
8º - Haron Passarelli
9º - Daniel Tortorello
10º - Marcelo Francisco Gonçalves
11º - Marcelo Ramasco
12º - Luiz S. Molero
13º - Maurício Guzzo
14º - Murilo Okamoto
15º - Samuel Souza
16º - Diogo Brandão
17º - José Ayres Sergio Cardoso
18º - Jean Quadros
19º - Octaviano Guarnieri Jeronymo
20º - Eduardo Figueiredo Virgilio
21º - Rogério Brandão

Fonte: Planet Kart
Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil

Federação Potiguar viabiliza novo kartódromo junto ao Governo do Estado

Uma reunião entre a Federação Potiguar de Automobilismo e o Governo do Estado trouxe novas esperanças para os kartistas do Rio Grande do Norte. Sem um lugar apropriado para a prática do modalidade no estado, os desportistas buscam agora um terreno para a construção da nova praça esportiva. A garantia da obra foi dada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado.

De acordo com o presidente da Federação Potiguar de Automobilismo, Sesimar Correia, o encontro com o representante do Governo do Estado foi considerado bastante positivo. “A demolição do kartódromo foi iniciada na última quarta-feira para a construção do estacionamento da Arena das Dunas e os atletas do nosso estado não têm mais onde praticar a modalidade. No entanto, o secretário sinalizou positivamente e agora estamos com esperanças”, destacou o representante da FPA.

Entidade ligada a Federação Internacional de Automobilismo Esportivo e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a FPA será responsável pela busca do novo espaço para a prática do esporte. “O secretário garantiu que o Governo do Estado vai construir o novo kartódromo. Contudo, precisamos procurar um terreno ideal para a obra. Estamos
estudando onde será o novo espaço, pois a prefeitura tem vários terrenos
na região do Planalto”, apontou o presidente.

Sesimar Correia garante agilidade no processo. “Precisamos ser rápidos. Temos vários atletas, inclusive de nível internacional, e não podemos interromper os treinamentos por muito tempo. Vamos fazer o levantamento de algumas áreas e temos esperança que a coisa seja feita de uma forma rápida. Alguns atletas já sinalizaram que pretendem treinar em outros
estados vizinhos e isso não é bom. Vamos trabalhar para manter os nossos talentos do esporte representando o Rio Grande do Norte”, finalizou o presidente da FPA.

Fonte: Kart Motor
Curta nossa Página no Facebook: lhttp://www.facebook.com/SBSKartBrasil

SKB 09 coroa sete campeões em Interlagos

Está aberta a temporada das grandes competições no kartismo brasileiro. Neste fim de semana, o Super Kart Brasil reuniu - junto com o Campeonato Paulista de Kart - 157 pilotos no mais tradicional kartódromo do país, o de Interlagos, localizado na zona sul da capital paulista. Depois de 28 corridas e disputas da mais alta qualidade, o SKB 09 coroou sete campeões.

A decisão mais apertada foi justamente na categoria que deu origem ao Super Kart Brasil. A KZ2, de karts com marcha, chegou para sua última corrida com Danilo Dirani e Guilherme Salas empatados em pontos. E foram os dois quem tomaram as duas primeiras posições na pista desde o início da decisão. Danilo liderava com relativa tranquilidade quando, a cinco voltas do fim, teve de abandonar por causa de uma quebra na corrente de transmissão.

Salas, que vinha na segunda posição, pulou para primeiro e não foi incomodado por Dennis Dirani nas últimas quatro voltas. Desta maneira, venceu e conquistou o tricampeonato do Super Kart Brasil.

"Acho que este (SKB) foi o mais difícil", disse Guilherme Salas. "Eu tinha um equipamento bem acertado, mas o Danilo também estava muito rápido. Quando vi que ele ficou na reta, isso me deu uma tranquilidade porque eu sabia que seria muito difícil me aproximar em condições normais. Mas, ao mesmo tempo, passei a me preocupar com o meu equipamento e comecei a poupá-lo para garantir o título", completou o piloto da cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Na categoria mais jovem do SKB, a Super Cadete, Rafael Rigueiro ficou com o título depois de duas vitórias. O piloto venceu a segunda e a quarta provas, justamente as que mais valem pontos na competição, para somar 64 pontos. João Pedro Correa, com 58, ficou com o vice-campeonato e Diego Ramos foi o terceiro com 48.

"Foi um título importante, porque esta foi a primeira vez que corri na Super Cadete. Fiquei muito feliz. Foi difícil e isso só deixou tudo mais emocionante", comentou Rigueiro.

Pela Júnior Menor, Marcel Coletta venceu a corrida final, chegou aos 60 pontos e conquistou seu primeiro título no SKB. "Gosto da pista de Interlagos. Além deste SKB, eu já tinha ganhado um Campeonato Paulista aqui. Estou feliz com o título, principalmente porque as corridas não foram fáceis. No sábado fiz dois terceiros lugares e hoje, mesmo largando em último porque tive um problema na tomada de tempos, consegui bons resultados", contou o piloto. Mesmo depois de um problema de freios na manhã de domingo, Coletta conseguiu uma recuperação impressionante.

Na Thrustmaster Júnior, Giuliano Raucci venceu duas corridas e foi mais um piloto a conquistar pela primeira vez o SKB. O paulista deve ser um dos representantes brasileiros no kartismo europeu em 2013, e falou da importância do SKB na sua preparação.

"É bom começar o ano assim já ganhando corridas, vendo que você está rápido. Principalmente no SKB, que é até mais difícil que o próprio Campeonato Brasileiro. Porque, como cada corrida tem uma pontuação diferente, você precisa estar o tempo todo entre os primeiros. E o ritmo das corridas é muito intenso. Como preparo físico e para retomar os reflexos depois das férias de fim de ano, um campeonato como esse é excelente", comentou Raucci.

Das classes mais jovens para as mais experientes, Alain Sisdeli fez sua primeira competição pela Sênior - vindo da Graduados - e faturou, também, seu primeiro SKB. "O kart da Sênior é bem mais pesado e, como eu mudei de fábrica também, ainda estou em uma fase de adaptação, mas foi muito bom. Confesso que quando terminou a segunda corrida de sábado eu não estava confiante, porque ainda não temos o acerto ideal do kart para a chuva. Mas hoje, com pista seca, deu tudo certo e consegui vencer as duas provas", contou o piloto.

Na Super Sênior, André Matinha dominou o fim de semana e venceu as quatro corridas. Assim, somou os 90 pontos possíveis no Super Kart Brasil para faturar o título. Jefferson Muccio foi o vice-campeão com 53 pontos e Heuro Tortato ficou em terceiro, com 48.

"É tudo muito novo, por causa dos motores e carburadores novos. Então eu vim treinar durante a semana para descobrir o melhor equipamento. Andei bem desde os treinos e o sábado começou com uma condição que eu gosto muito, que é a condição de chuva. Fiz as corridas com tranquilidade, embora a última tenha sido mais apertada", comentou Matinha.

38 karts - O maior grid do Super Kart Brasil foi o da categoria Graduados, considerada a elite do kartismo brasileiro, que contou com 38 pilotos. O tamanho do grid foi proporcional à intensidade das disputas. E no final de quatro corridas o título ficou com o brasiliense Felipe Guimarães, mesmo depois de um abandono na primeira prova de sábado e uma punição na primeira corrida de domingo.

"Eu sabia do equipamento que tinha nas mãos, tanto para corridas no seco quanto na chuva, e já sabia que meu principal concorrente seria o André Nicastro. No fim da quarta corrida eu não tinha certeza do título, mas deu tudo certo e consegui vencer por um ponto", contou Guimarães, que trabalha para voltar a disputar a GP3 Series em 2013.

O Super Kart Brasil já tem data para sua 10ª edição. O SKB-10 está marcado para os dias 02 e 03 de março no kartódromo de Aldeia da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Os resultados das provas do SKB-09 estão disponíveis no site www.racingcrono.com.br. Confira abaixo quem foram os campeões de cada categoria.

Super Cadete

1- Rafael Rigueiro, 64 pontos
2- João Pedro Correa, 58
3- Diego Ramos, 48
4- Vanderlei Pacheco, 46
5- Derek Ryan, 34

Júnior Menor

1- Marcel Coletta, 65 pontos
2- João Rosate, 50
3- Arthur Leist, 48
4- Caio Collet, 42
5- Edgar Bueno Neto, 39
6- Juan Crespi, 36

Thrustmaster Júnior

1- Giuliano Raucci, 65 pontos
2- Pedro Cardoso, 55
3- Pedro Fonseca, 39
4- Zaiya Fontana, 33
5- Rafael Martins, 30
6- João Pedro Guim, 28

Graduados

1- Felipe Guimarães, 55 pontos
2- Olin Galli, 54
3- Sérgio Jimenez, 48
4- Yago Cesário, 35
5- João Vieira, 29
6- Gabriel Casagrande e André Nicastro, 27

Sênior

1- Alain Sisdeli, 62 pontos
2- Rodrigo Soares, 49
3- Tuka Rocha, 48
4- Dudu Dieter, 47
5- Alan Synthes, 46
6- Diogo Zucarelli, 38


Super Sênior

1- André Matinha, 90 pontos
2- Jefferson Muccio, 53
3- Heuro Tortato, 48
4- Jeferson Stutz, 47
5- Márcio do Lago, 45
6- Jorge Borelli, 30


KZ2

1- Guilherme Salas, 79 pontos
2- Dennis Dirani, 68
3- Danilo Dirani, 49
4- Victor Franzoni, 35
5- Gabriel Dias, 34
6- Marco Cozzi, 30


Fonte: SuperKart Brasil
Curta nossa Página no Facebook: lhttp://www.facebook.com/SBSKartBrasil