26 de fev. de 2013

Dica do Dia: Nunca olhar para trás

Boa Tarde Pilotos.





Sei que já disse para não olhar para trás varias vezes... é porque deve ser importante!

Além de desviar a atenção do que é efetivamente importante, deixa quem está atras saber que você está incomodado com a presença dele ali, dando mais força para tentar te ultrapassar. Ele vai ver que você sabe que ele é quem manda ali, vai sentir-se muito mais à vontade para arriscar do que se pensasse que você não sabia!!!! 
É assim mesmo!!! 
Além do mais, se ele for "rato", vai te enganar, dando sensação de que vai por um lado e depois vai por outro!

Por isso é muito importante não ficar olhando para o adversário que está atras na prova.

Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil

25 de fev. de 2013

Dica do Dia: Significado das bandeiras utilizadas nas corridas

Boa Noite Pilotos.
 Hoje vamos falar do significado de cada uma das bandeiras utilizadas nas corridas.

 Largada


É geralmente quadriculada, nas cores da bandeira nacional, podendo ser nas cores do estado ou município.



Vermelha
Indica que a prova foi interrompida.  Os pilotos devem reduzir a velocidade e se preparar para parar a qualquer momento.




Amarela
Indica PERIGO. Os pilotos devem diminuir a velocidade e é vedada a ultrapassagem.




Verde
Indica que o alerta foi suspenso. Os pilotos podem voltar ao ritmo normal de corrida.





Azul


Indica que existe um veículo mais rápido se aproximando e que o piloto deve facilitar a ultrapassagem.



Preta e Laranja
Acompanhada de placa com número. Indica que o piloto deve parar no parque fechado para sanar defeito no veículo.





Preta e Branca

Acompanhada de placa com número.  Adverte-se ao piloto por conduta antiesportiva.





Preta
Acompanhada de placa com número. Indica que o piloto foi punido e deve se dirigir ao parque fechado.



Verde e Amarelo.

Indica que a largada não foi dada e que o pelotão deve continuar alinhado.



Quadriculada
Quadriculada  preta e branca sempre agitada.  Indica o final da prova





São essas as bandeiras que você deve ficar ligado na prova.
Até a próxima!!!

Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil


22 de fev. de 2013

Dica do Dia - Defendendo a Posição



Boa Noite Pilotos.

A dica de hoje é em minha opinião a mais importantes para se dar bem em uma prova. Mais importante que conseguir ultrapassar é evitar que os outros pilotos te ultrapassem. Saber se defender em uma prova, é mais importante que saber atacar!!
Para começar, aviso que defender o traçado é igual a piorar tempo por volta. Quando você está fazendo um traçado defensivo, não está fazendo o traçado mais rápido (assistindo provas de Formula 1 podemos notar isso facilmente, o piloto que está se  defendendo é significativamente mais lento que antes de estar sendo atacado). Só em situações muito particulares é que é sensato fazer traçado defensivo. Se for necessário se defender de quem vem de atrás, com certeza quem está na sua frente vai se distanciar mais e mais.
Conclusão e moral da história: A melhor forma de se defender é sendo mais rápido do que quem vem atrás. Para isso é preciso fazer o melhor traçado possível fixando a atenção nas curvas que estão à frente e não no piloto que vem atrás.
Assumindo afinal que é mesmo preciso fazer uma condução defensiva porque faltam só uma ou duas voltas e o que vem atrás está passando por cima de você e quem está à frente já nem se vê mais, o que é preciso fazer ???
Antes de uma curva simples à direita:
Faça a reta antecedente praticamente colado a direita. Deixe menos de 1 kart de largura entre o seu kart e a beira direita da pista. Assim, o seu adversário vai ser obrigado a ir pela esquerda e tem que tentar passar pelo lado de fora da curva. Desta forma ele nunca te vai surpreender, ganhando posição por dentro ao travar mais tarde do que você! Ao ir por fora e sem poder vir ao vértice da curva, o outro vai ter sérias dificuldades em manter uma boa velocidade, voltando para trás de você.
Antes de uma curva á direita e contra curva:
Aqui vai ser mais difícil de explicar... Já comentamos em postes anteriores que em uma série de curvas, a mais importante é a ultima, pois nela que você vai se preparar para sair o mais forte possível para a próxima reta.
Para conduzir defensivamente numa situação destas, você tem que fazer com que o seu kart esteja do lado de dentro da última curva. Para isso, se você tem pela frente uma direita com contra curva, o melhor é ficar do lado esquerdo da reta, ter cuidado ao fechar a porta e ter a certeza de que vai estar do lado de dentro da contra curva ainda à frente ou a par do seu adversário. Se você for bem sucedido na manobra, ele será obrigado a voltar para trás de você. Caso algo não saia bem como você planejou, ou ele já te ultrapassou, ou teremos uma bandeira amarela na pista, pois vocês vão bater. Por isso, é muito importante tomar muito cuidado nesta manobra.

Abaixo vídeo ilustrando o que vimos nesta dica.

Com essas dicas, com certeza você será um piloto muito mais competitivo em pista.

Até a próxima......

Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil

21 de fev. de 2013

Dica do Dia - A Ultrapassagem Perfeita




Boa Noite Pilotos.


A dica de hoje, com certeza é a mais difícil de ser executada em uma prova “A Ultrapassagem Perfeita”.
Às vezes ficar tempo demasiado atrás de alguém, sabendo que você é mais rápido, mas fica várias voltas ali, sem ultrapassar… É fácil pensar que deveria ter sido mais corajoso e agressivo, mas, o segredo é outro. Apesar de eu abrir essa dica dizendo que essa com certeza é a dica mais difícil de ser executada Ultrapassar é simples, desde que se treine e se atue da melhor forma. Na maior parte das vezes, o medo é que não deixa que ultrapassemos. O medo de bater ou tirar o outro piloto da pista, etc. Há quem diga que não devemos ter medo. Há quem diga que devemos fechar os olhos e avançar, mas eu não concordo. Primeiro porque isso seria saltar para o desconhecido, coisa que me assusta, e também seria uma manobra mal calculada e que poderia ter todo o tipo de consequências. Sempre lembrando que o kart é um esporte sério e perigoso, um descuido pode causar sérias lesões ao piloto.
Agora ao que interessa.
Primeiro temos que tirar o medo da cabeça. Se estiver sempre a pensando no que pode acontecer de mau, não sobra espaço nenhum para concentração.  Lembre-se sempre, tirar o medo não é perder o respeito a pista ou ao kart, devemos sempre pilotar na forma mais cautelosa possível. 
Depois, temos que se especializar em frear mais tarde. Para se ultrapassar no kart, ou se é muito mais leve na saída de uma curva, ou o nosso kart está muito melhor e ultrapassamos na reta, ou então, conseguimos travar mais tarde para a curva mantendo o traçado e uma boa velocidade.
Para esta manobra temos que mandar uma “porrada” no freio e conforme o kart reaja, e ir soltando gradualmente até começar a fazer a curvar e acelerar.  
É preciso treinar esta manobra, por isso lembre-se quando andar sozinho na pista treinando, experimenta frear em locais fora das trajetórias normais. Assim, quando tiverem que fazer a sério, já está pronto para qualquer coisa. Outra coisa… não olhe muito para quem está na sua frente. Todos têm a tendência de ir para onde os nossos olhos estão virados. Se passarmos o tempo todo a olhar para a traseira do kart que vai a frente, vais ficar lá eternamente.
Última coisa. Depois de ultrapassar alguém, esquece. OLHA PARA FRENTE. Não se sinta pressionado. Se você é mais rápido, vai se distanciar e “mais nada”. Se você não for mais rápido e perder sua concentração olhando para traz, com certeza você perdera a posição muito mais rápida.
Agora, temos que treinar muito todas essas dicas, como eu disse no inicio, com certeza essa é a dica mais difícil de ser executada, mais com muito treino, você verá que não terá problema nenhum em ultrapassar ninguém.
Até a próxima

Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil


Dica do Dia - Como segurar o Volante

Boa Noite Pilotos.


Hoje vou passar uma dica que pode parecer banal, mais é muito importante para ganhar aquele milésimo de segundo fundamental para sair na frente em uma corrido. A forma correta de segurar o volante.
O volante deve ser seguro na posição equivalente à dos ponteiros de um relógio às 22:10 horas. Observando fotografias de pilotos profissionais de kart, vês isso mesmo. (Veja a linha vermelha na foto ao Lado)
Esta posição dá ao piloto uma boa sensação de controle sobre o kart.
Mas, o mais importante, é que esta posição melhora a transferência de peso do piloto para o eixo dianteiro do kart, dando melhor aderência em curva.
Ao fazer a curva, mantenha as mãos firmes e obviamente, uma mão vai descer e a outra vai subir. A mão que faz força sobre o volante deve ser sempre a que empurra para cima, em vez da que puxa para baixo. Assim o peso do corpo é transferido para a parte mais alta do volante e através do efeito de alavanca, transferindo mais peso para o eixo da frente.
Espero que essa dica seja fundamental para ganhar aquele segundo que faltou para ganhar a corrida na ultima prova.
Até a próxima ...

Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil

17 de fev. de 2013

Prestação de Serviço: MOTORES ITALSISTEM CONVOCADOS PARA RECALL


A JB Kart Parts chama os proprietários dos motores Italsistem para a troca de uma peça a pedido da Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que identificou uma ligeira diferença de medidas no tamanho do pistão em relação ao que havia sido pedido na ficha de homologação.

A empresa fará sem custos a substituição do pistão dos motores para que estejam de acordo com o regulamento dos campeonatos de kart disputados no país. “Houve um erro nas medidas e estas peças estavam apenas um milímetro menor do que o que havia sido definido. Embora isso não signifique nenhum ganho de performance no kart, nós decidimos, em conjunto com a CNK/CBA, chamar os proprietários para realizar a troca”, afirma Sérgio Jimenez, sócio da JB, que já realizou também um recall dos carburadores Ibea, que já estão sendo entregues aos preparadores. “Estamos trabalhando junto aos órgãos competentes e nosso objetivo é deixar tudo exatamente como está na ficha de homologação e facilitar o trabalho junto à Comissão e à Confederação. Apesar desta ligeira diferença de medida, todo o restante está rigorosamente dentro do que foi pedido para a regularização destas peças para a disputa de campeonatos dentro do território nacional, e esperamos que os outros fabricantes também façam o mesmo para o bem do kartismo do Brasil”, destacou o hexacampeão brasileiro de kart.

A JB reitera que não haverá nenhum custo na substituição das peças e que há estoque para as trocas. O contato para agendar o serviço deve ser feito com a JB Kart Parts pelo telefone (11) 3742-2643.

4 de fev. de 2013

Onde Correr - Kartodromo Mogi das Cruzes - SP

Boa Noite Pilotos.

   Hoje vou dar a dica de um kartodromo muito legal. O kartodromo de Mogi das Cruzes.


   Dados da Pista:
             Traçado: 550 metros
             Opções de traçado: 8
             Largura: 8 metros
             Capacidade In box: 50 karts
             Capacidade locação: 15 karts
             Capacidade em campeonatos próprios: 15 karts


 Localização:



 









 
   Com uma boa infraestrutura, o Kartodromo de Mogi das Cruzes possue traçado de 550 metros,
   com 8 opções diferentes de traçado.
   Para quem não conhece, mais uma boa opção de pista para treinos e campeonatos

Até a próxima pilotos.

Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil
 

Dica do Dia: Regulagem do Kart para Dias de chuva

Boa Noite Pilotos.

Hoje vamos regular o kart para melhor aproveitamento em dias de chuva.

Para isso, vamos realizar oito mudanças no kart. são elas:


1 - Colocar pneus de chuva. E rodas de chuva (rodas dianteiras com peso extra), se possível.
2 - Proteger a entrada de ar para que não entre água no carburador.
3 - Abrir um pouco as agulhas para aumentar a quantidade de combustível e permitir a queima na presença de água.
4 - Abrir a dianteira para segurar mais a frente e fechar a traseira também para segurar.
5 - Fazer trajetória de chuva (ir por fora da faixa normal (borracha)).
6 - Se tiver muito molhado aumente a calibragem para os sulcos do pneu trabalharem melhor. 
    Se tiver menos molhado pode abaixar a calibragem, inclusive se estiver andando com pneu slick
    (para pista seca).
7 - Colocar uma relação mais curta (coroa maior) para obter melhor aproveitamento do motor, já que se vai
    andar em mais baixa  velocidade.
8 - Possivelmente, pode-se deslocar um eventual lastro para a dianteira do kart.

Possivelmente você terá problemas para ligar o kart, portanto escolha uma vela mais quente (B9 ou B8).
Com essas regulagens, com certeza seu kart vai render muito mais em dias de chuva.

Até a proxima dica.

Curta nossa Página no Facebook: http://www.facebook.com/SBSKartBrasil